Sorveteria Monte Pelmo
A Sorveteria Italiana Monte Pelmo iniciou suas atividades no ano de 1996, na Praia dos Ingleses, transferiu-se para Criciúma e, no ano de 2003, voltou para Florianópolis. Nessa época, os clientes eram atendidos na garagem da casa da antiga proprietária. Assim foi até o ano de 2010, quando precisou de um espaço maior e mudou-se para o local onde funciona até hoje, na Rua Brisamar, nº 360, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis-SC.
Desde sua fundação, o objetivo é um só: produzir sorvete/gelato artesanal de alta qualidade, natural, feito aos moldes do melhor sorvete italiano. E assim tem sido ao longo dos anos. Os ensinamentos vieram da região do Vêneto, na Itália, de onde saíram os grandes mestres sorveteiros, responsáveis por expandir a atividade para vários países da Europa como: Alemanha, Áustria, França, Bélgica.
Os mestres também não podiam deixar de trazer a arte do gelato para o Brasil, especificamente para Santa Catarina, onde a imigração italiana é muito intensa e faz parte da nossa história. No século passado vieram os Zannin e Sprícigo, bisavôs do proprietário. Depois, ainda chegaram para agregar o Vismara, que foi colaborador, e o amigo Coletti, que com a sua disposição de mostrar o que a Itália produz de bom, deu o ponta pé inicial na instalação da “Monte Pelmo”.
Sobre o nome Monte Pelmo
A escolha do nome foi inspirada nas Dolomiti, conjunto de montanhas na região do Vêneto, na Itália, da qual o Monte Pelmo faz parte.
Com suas particulares e únicas formações rochosas, com peculiaridades próprias e diversas cores, que mudam durante a jornada ou estações, são a moldura e o singular horizonte dos vales no norte do país.
O Monte Pelmo é conhecido também como “O Trono de Deus”.